Pr. Carlos Eduardo

Pr. Carlos Eduardo

sábado, 5 de setembro de 2009

Imagine, se Rui Barbosa vivesse hoje?

>SINTO VERGONHA DE MIM>>Sinto vergonha de mim>por ter sido educador de parte desse povo,>por ter batalhado sempre pela justiça,>por compactuar com a honestidade,>por primar pela verdade>e por ver este povo já chamado varonil>enveredar pelo caminho da desonra.>>Sinto vergonha de mim>por ter feito parte de uma era>que lutou pela democracia,>pela liberdade de ser>e ter que entregar aos meus filhos,>simples e abominavelmente,>a derrota das virtudes pelos vícios,>a ausência da sensatez>no julgamento da verdade,>a negligência com a família,>célula-mater da sociedade,>a demasiada preocupação>com o "eu" feliz a qualquer custo,>buscando a tal "felicidade">em caminhos eivados de desrespeito>para com o seu próximo.>>Tenho vergonha de mim>pela passividade em ouvir,>sem despejar meu verbo,>a tantas desculpas ditadas>pelo orgulho e vaidade,>a tanta falta de humildade>para reconhecer um erro cometido,>a tantos "floreios" para justificar>atos criminosos,>a tanta relutância>em esquecer a antiga posição>de sempre "contestar",>voltar atrás>e mudar o futuro.>>Tenho vergonha de mim>pois faço parte de um povo que não reconheço,>enveredando por caminhos>que não quero percorrer...>>Tenho vergonha da minha impotência,>da minha falta de garra,>das minhas desilusões>e do meu cansaço.>>Não tenho para onde ir>pois amo este meu chão,>vibro ao ouvir meu Hino>e jamais usei a minha Bandeira>para enxugar o meu suor>ou enrolar meu corpo>na pecaminosa manifestação de nacionalidade.>>Ao lado da vergonha de mim,>tenho tanta pena de ti,>povo brasileiro!>>"De tanto ver triunfar as nulidades,>de tanto ver prosperar a desonra,>de tanto ver crescer a injustiça,>de tanto ver agigantarem- se os poderes>nas mãos dos maus,>o homem chega a desanimar da virtude,>A rir-se da honra,>a ter vergonha de ser honesto">>

Rui Barbosa

Nenhum comentário: