Pr. Carlos Eduardo

Pr. Carlos Eduardo

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

As Chuvas - Temporã e Serôdia


Tema: E outra vez virá a chuva sobre vós

Texto Bíblico: Joel 2:23

Introdução:
- O nome Joel quer dizer “O Senhor é Deus”;
- O livro foi escrito por volta do Sec. IX a.C;
- Joel viveu em Jerusalém, estima-se no período do Rei Joás
- A profecia de Joel tinha por objetivo trazer mensagem de ânimo para o povo


Transição:
- Nos primordios haviam 02 (Duas) estações chuvosas na palestina
- A primeira estação se dava em mês de Outubro, início do inverno. Era o período do plantio (Dt. 11:14 , Jr. 5:24)
- A Segunda estação se dava em mês de Abril, início do verão. Era o período do amadurecimento e colheita dos frutos (Joel 2:23 , Zc 10:1)
- Em diversas ocasiões Deus suspendia a chuva como forma de castigo pela impiedade do povo (Dt 11:14, Lv 26:04, Ez 34:26 e 27, I Rs 17:01);
- No período de Joel já havia muito tempo que Deus havia suspendido as estações chuvosas devido ao pecado do povo, mas através de Joel Deus prometia voltar a conceder as estações chuvosas.

01) O texto estava se referindo às chuvas no sentido físico, e neste sentido a chuva significa boa colheita, bons frutos, energia elétrica abundante, vida, saúde, prosperidade;

Mas o texto tem por objetivo trazer-nos também uma mensagem espiritual, qual seja a de que com a vinda de Cristo ao mundo Deus restabeleceu espiritualmente as Duas estações chuvosas. A Temporã e a Serodia.

02) Espiritualmente falando, as duas estações chuvosas tanto falam de dois períodos como das 02 características principais de Deus, qual sejam: - O amor (Deus é amor); - E a justiça (Deus é justiça);


03) A chuva Temporã manifesta a primeira característica de Deus, onde Deus se manifesta como Amor.

Nós estamos vivendo neste período, onde Deus se manifesta ao Homem como amor sobre a forma:

- Da sua palavra remidora e perdoadora (Dt. 32:02)
- Da sua doutrina salvadora (Is 55:10 e 11)
- De bençãos as mais variadas ao Homem (Ez 34:26, Sl 68:09, Sl 84:06)

04) A chuva Serôdia ainda virá, e nesta Deus se manifestará ao Homem não mais como Amor mas sim como Justiça, neste período Deus se manifestará com:
- A vinda de Cristo (Os 6:03)
- Justiça aplicada aos Homens (Os 10:12)
- Juízo em todos os sentidos (Jó 20:23, Sl 11:06, Ez 38:22)

05) Estamos vivendo o período portanto da chuva Temporã, mas neste período é que se preparam os frutos que serão colhidos na época chuva Serôdia, e ela virá e não tardará.

2 comentários:

Deuzenildo disse...

Boa tarde, é primeira vez que acesso seu site, gostaria de comentar sobre a chuva nos 2 periodos: no primeiro, a temporã, significa que chuva que permitira que a semente germine e brote, no segundo periodo, nao seria o periodo de amadurecimento, onde a chuva cai para amadurecer o grao para colheita? aplicando ao espiritual, podemos dizer que no primeiro periodo, é quando nós reconhecemos nossos pecados e morremos para nós mesmos (novo nascimento) e temos entao uma porção do Espirito Santo para nos manter saudaveis espiritualmente falando até que venha a serôdia, onde teremos a porção maior do ES para o arrebatamento, nao faz sentido Deus tratar com amor no primeiro periodo e depois com juizo no segundo, Ele nos trata com o mesmo amor, a diferença é que quem nao estar nas chuvas, automaticamente está no juizo..

aguardo seus comentarios. meu e-mail é: deuzenildo@supremavision.com.br.
Deus vos abençoe!!

Blanco da Costa disse...

Entendamos que quando se fala da justiça de Deus,não se trata somente de punição para os rebeldes à sua Palavra,mas também ao galardoamento aos que foram fieis ( Ap 2:10b)