Pr. Carlos Eduardo

Pr. Carlos Eduardo

terça-feira, 22 de março de 2011

A SERIEDADE DA ESCOLHA DO PASTOR PARA A IEADC

A SERIEDADE DA ESCOLHA DO PASTOR PARA A IEADC
Sou pastor há 9 anos, sou filho de pastor, desde meus 3 anos de idade convivo diariamente com o ambiente da igreja. Assessorei a Convenção desde 1995 (ainda estagiário) até 2005/06 como advogado (apesar que Convenção nada tem a ver com Igreja, é uma associação de pastores e evangelistas). Tenho morado nos fundos de igrejas a vida toda exceto de 11 anos para cá. Tenho sido privilegiado por Deus em conhecer muito de perto tanto as coisas da Igreja Espiritual, corpo de Cristo, como da igreja institucional, pessoa jurídica. Conheço a igreja institucional e seus bastidores, e a Igreja Espiritual e suas bênçãos há 37 anos.
A Igreja Espiritual, sabidamente é santa, pura, é a noiva de Cristo, é o corpo espiritual de Cristo, e “para” esta, trabalham os verdadeiros pastores. A marca registrada destes verdadeiros pastores é que entendem que de Deus são cooperadores e que a lavoura de Deus e edifício de Deus é a Igreja (I Coríntios 3:9). Entendem que são trabalhadores do Reino de Deus e não “donos” da Igreja. Sabem que devem servi-la e orientá-la, guiá-la mas não dominá-la como propriedade sua, ou como seus mandatários. Sabem que os prejuízos de suas atitudes serão sempre da Igreja e a poupam disto com suas próprias vidas se necessário.
A igreja institucional, pessoa jurídica, é dotada de uma estrutura de governo e de administração, e não há como ser diferente. É necessário que haja uma administração, um governo, um comando. Não há como ser diferente na medida em que a própria legislação assim o exige.
Problemas surgem quando há confusão ou falta de entendimento da ordem de prioridades destas estruturas. Jamais se pode esquecer que a Igreja Espiritual é a principal, esta é atividade fim do Reino de Deus, enquanto a igreja instituição é tão somente a atividade meio através da qual a igreja instala-se na Terra.
Se a “igreja instituição” for priorizada e deixar de ser “meio” para ser “fim em si mesma”, estará sujeita às normas das estruturas de poderes humanos, e/ou diabólicos. Passa valer o entendimento humano, passa a valer a sabedoria humana, passa a valer a dominação humana quando não até mesmo a do inimigo de nossas almas.
Passam a valer as trocas, as promessas, as negociatas, as mentiras, as falsidades, os discursos adocicados mas eivados de malícia e dominação mundana. A Igreja passa a ser extensão dos clubes, sindicatos, seitas, sociedades secretas, e até de estruturas espirituais erradas.
Então as pessoas começam a esperar do seu pastor aquilo que se espera mundanamente para cargos nas estruturas de poder meramente mundanos. Não se busca um homem de oração. Não se busca alguém que estude e pregue com sabedoria a palavra de Deus. Passa-se a esperar que ele seja bem relacionado como fim e não somente como meio para que o evangelho seja pregado. Passa-se a esperar que ele seja um bom administrador apenas para amealhar lucros para a igreja e não para construir o Reino de Deus e resgatar mais vidas para o céu e para a salvação. Espera-se um bajulador e inflador de egos, alguém que meramente sobreviva de abracinhos e beijinhos mesmo que não saiba pregar, ensinar, orar ou jejuar.
Tenho visto igrejas cujos pastores são meros representantes das estruturas de poder mundanos e até alguns poderes espirituais escusos. Tenho visto igrejas cujos pastores são mais representantes de seitas que pastores da igreja. Tenho visto igrejas cujos pastores são mais representantes de sindicatos e outros similares que pastores de almas. Tenho visto igrejas cujos pastores são mais representantes de associações, ordens e grupinhos, que verdadeiros homens de Deus com cuidado das vidas e pregadores do sacrifício de Cristo.
A Igreja não precisa destes tipos de representantes, a Igreja precisa de pastores. Se puderem ser simpáticos, influentes, etc... ótimo. Mas é indispensável que seja Homem de Deus. Deus precisou muito de um João que repetidas vezes em seus escritos usa termos como: - meus amados, meus queridos, filhinhos, etc... nenhum problema nisto. Mas não nos esqueçamos que Deus precisou muito também de João Batista que chamava religiosos de araque de “raça de víboras”. Deus precisou de Paulo que chamava ímpios de “sepulcro caiado” e mesmo crentes não escapavam às suas admoestações. Deus precisou de Isaias que dizia “ai de ti”. Deus precisou de Elias que dizia, “se sou homem de Deus que desça fogo do céu e vos consuma”. Deus precisou dos profetas nos palácios (Isaias), nos calabouços (Jeremias) e até dos antipáticos e anti-sociais que ficavam lá fora da cidade esperando sua destruição (Jonas). A única coisa indispensável é que seja Homem de Deus.
No próximo dia 27 a IEADC estará elegendo seu pastor. Chegar a isto foi uma grande luta. Ninguém jamais foi eleito pela própria Igreja para representá-la neste momento e ninguém de nós deve achar ser seu “proprietário”, “procurador sem procuração”. Felizmente a sabedoria prevaleceu primeiramente no Vice Presidente e depois no corpo de homens de Deus, como deve ser em ambientes onde se esperam decisões de homens de Deus. Quem se acha “dono da igreja” é minoria e não faz parte do corpo de verdadeiros ministros de Deus.
“Donos” de igreja tendem a ter seus esquemas montados, cargos distribuídos, promessas realizadas, negociatas efetivadas, trocas de favores com bens da igreja, valores já vendidos. Felizmente são minoria e Deus prevalece e prevalecerá como sempre que a Igreja ora.
Ninguém se escandalize, o joio “está” na igreja (mas não é a igreja), em todos os lugares, assim como nas empresas, nas nossas famílias, etc... Felizmente são uma minoria. E são fáceis de serem detectados, são os mesmos que continuam valendo-se de mentiras todos os dias. Tenho ouvido, lido e asistido algumas mentiras, distorções da verdade, verdadeiras operações para enganar os irmãos (pior que de péssima qualidade, péssimo português, e péssimo gosto), tramas diabólicas para ludibriar, mas repreendo cada uma destas artimanhas com o poder do nome de Jesus. O sangue de Jesus repreenda.
Por exemplo: - Afirmar que é um só o representante do ministério É MENTIRA, e sabemos quem é o pai da mentira (para relembrar alguns:- é o diabo). Afirmar que um só é o representante da Convenção é mentira já que a Convenção não se reuniu para aprovar tal possibilidade, além de ser discriminação em relação aos demais candidatos que também são convencionais. Deixar de informar os nomes dos outros candidatos é uma tentativa de ludibriar o povo de Deus, subestimar-lhe a inteligência e agir de modo antiético, imoral e até ilegal.
As diferenças de votos no corpo de ministros foram informadas em plenário como mínimas (o blog Cristianismo Radical disse que foi de 1 voto – outros dizem que foi 2), não tivemos acesso aos números mas isto é o que foi informado pela Comissão Eleitoral escolhida pelos próprios ministros, e temos a realidade de que é impossível dizer que alguém é o representante do corpo de ministros sem que exista MENTIRA. Felizmente são minoria e nem mesmo se pode afirmar que sejam membros do corpo de ministros, o verdadeiro corpo de ministros é santo, o resto não passa de enxertos ou parasitismos que serão revelados e tratados no momento de Deus.
Mas volto à carga, são a minoria. São minoria em tudo, inclusive no conteúdo ético, no conteúdo espiritual, etc... São mínimos que querem agigantar-se, como Golias que vai servindo-se de suas espadas e lanças, mas a Igreja segue caminhando em nome do Senhor dos Exércitos, com ética, moral, justiça e vida espiritual diante de Deus.
Repito, o corpo de ministros é um corpo de homens de Deus, santos, homens puros e verdadeiros, homens éticos e cheios do Espírito Santo. Homens que zelam da Igreja, que não a envergonham, não mentem para ela, protegem-na, livram-na dos lobos, falsários, estelionatários, e outros homens maus.
Tenho lembrado a todos que no próximo dia 27 estaremos escolhendo nosso pastor. Função muito maior que qualquer função mundana. É a função do homem que vai cuidar de nossas vidas espirituais, do futuro espiritual das famílias da Igreja, com poderes de Deus para profetizar a benção e a maldição sobre o povo de Deus. É muito sério isto.
Há estruturas de poder que adorariam intrometer-se neste processo e no seio da igreja. Imagine se o satanismo não gostaria de eleger um Pastor da IEADC satanista? Sindicatos e outras estruturas não gostariam de ter um representante seu liderando 32.000 pessoas em Curitiba? E querer não é problema, o problema é deixar. Muitas seitas, sociedades, e sociedades secretas gostariam de ter nos seus quadros alguém que liderasse 32.000 pessoas em Curitiba. Quem não gostaria? Qual estrutura humana, e qual estrutura espiritual não gostaria?
E não pensem que não vão tentar!!!!! Nada nos garante que não tentarão!!!!! Nada nos garante que não consigam se a igreja não estiver realmente firme em oração, jejum e consagrações.
Não nos enganemos, nenhuma entidade ou organização é maior que a Igreja de Deus. Há às vezes uma tentativa de dar mais importância a entidades parasitas, que sobrevivem e sugam as energias das pessoas e até das igrejas e que querem se colocar como superiores à Igreja. Não são. A Igreja está acima de qualquer entidade e pessoa, a Igreja é que é a noiva de Cristo, somente ela. Nas Igreja é que as almas são transformadas, na Igreja é que exercitamos nossos ministério, a Igreja é quem forma os obreiros, diáconos, presbíteros, pastores e evangelistas. A Igreja é o lugar onde Deus habita.
Nada nem ninguém é mais importante que a Igreja, só o próprio Deus que é o Sumo Pastor e Dono de sua Igreja. Ninguém nem nenhuma entidade tem o direito de intrometer-se nos assuntos da Igreja de Deus, NENHUMA MESMO.
Só as orações, os jejuns, as consagrações e o ouvir da voz de Deus, somados à sabedoria de compreendermos que estaremos escolhendo o Homem de Deus sobre nossas vidas e não qualquer outra coisa que nos garantirá estarmos livres de qualquer espécie de influência.
Já ouvi de líder que em processo eleitoral disse: - Vamos votar em fulano de tal, e um membro que ousou dizer que votaria em outro foi convidado a pedir carta de mudança. (anti ético, imoral e criminoso) Ouvi de outro que disse: - Quem não votar em fulano estará em pecado. (anti ético, imoral e criminoso) Em pecado estão estes tipos de obreiros, pior, feriram a ética ministerial e o decoro, e se tratados com o mesmo rigor com que tratam suas ovelhas devem ser no mínimo disciplinados em suas igrejas, e tenho certeza absoluta que de Deus não escaparão. Deus não se deixa escarnecer. Deus não se deixa zombar. Tudo que o homem semear disto também ceifará.
Usemos a sabedoria que Deus nos dá, fujamos das adulações, bajulações, promessas, mentiras, falsidades. Lembremos de nosso Pastor José Pimentel de Carvalho e escolhamos alguém que o próprio Pr. Pimentel escolheria.
Lembremo-nos que o Pr. Pimentel é e foi indiscutivelmente um Homem de Deus, dado por Deus a esta Igreja. Mas lembremos também que muitas vezes ele foi traído, subestimado, criticado, desobedecido. Ele foi exposto a vergonhas por alguns, foi exposto a estelionatos por outros. Mas ele, Pr. Pimentel, um homem puro, um verdadeiro embaixador de Deus em nosso meio foi mais que vencedor tendo Cristo no barco.
Se lembrarmos disto lembraremos que mesmo os santos podem ser traídos, envergonhados, desobedecidos, mas jamais vencidos. Os traidores, os maus, aqueles que vivem com mentiras, falsidades, etc...continuam por aí, Deus nos guarde deles.
Quem são os homens, ou o homem que daria seguimento à obra de Deus como o próprio Pr. Pimentel? Quem realmente o Pr. Pimentel confiaria? Se ele estivesse entre nós e Deus o mandasse (e ele mesmo dizia que só o faria se Deus o mandasse) escolher, quem seria de sua confiança?
Talvez alguém pense: - o Pr Carlos está tentando nos assustar! Não estou não. Estou tão somente agindo como profeta de Deus para lhe lembrar da seriedade da escolha do dia 27. Se puder chocá-lo, chocá-la a ponto de lhe conduzir à oração, jejum e clamores a Deus, estarei satisfeito e terei cumprido minha missão. Não conseguiria conviver com minha consciência se visse a igreja sendo enganada sem que fosse alertada.
Usando as palavras de Paulo eu diria: - Rogo-vos pois irmãos, pela compaixão de Deus... que detectem as mentiras e seus mentirosos, maliciosos, enganadores, falsários, falsificadores da verdade, e fujam deles. Fuja dos que praticam tais coisas, eles jamais poderão conduzir a igreja nos caminhos de Deus que são os caminhos da verdade, da mansidão, da temperança, do amor, da fé e da salvação. Como diz o blog de um amigos, não jogue teu voto na lata do lixo, não aceite ferir o corpo de Cristo que é a igreja e da qual fazemos parte.
Não aceite as artimanhas malignas, não escolha de modo mundano, peça orientação de Deus. Atendamos à convocação do Pr Wagner Gaby (Presidente em exercício por confiança do Pr. Pimentel) e tão somente nos dediquemos a ORAR, JEJUAR E PEDIR SABEDORIA DE DEUS. Quando formos às urnas, que seja o próprio Deus que lá compareça através de nós.

DEUS NOS GUARDE DO MAL, E QUE NOS ILUMINE PARA O BEM.

3 comentários:

Estela Vargas disse...

Amém PR. Carlos,

Concordo plenamente com o seu post.
Se todos tivessem consciência do grau de seriedade que o dia 27 de março tem para todos nós, membros da IEADC, teríamos mais jejuns e clamores ao nosso Deus por uma eleição justa e por alguém que o próprio Senhor já tem escolhido para esse cargo.
Mas creio que o nosso Deus não é Deus de confusão e existe um povo especial, zeloso e de boas obras que teme ao Senhor e espera que a Sua vontade prevalece.
Um grande abraço

Pr.Daniel S Acioli disse...

Meu nobre Carlos Eduardo (filho por adoção)!

Onde assino?

Que Deus tenha misericórdia de seu povo!

Que Deus através do Espirito Santo ilumine os membros da IEADC e votem de acordo com a sua consciência e orientados pelo Dono da Igreja: Jesus Cristo, o Senhor!

Parabéns pelo post.

ordalia disse...

A paz do Senhor Jesus! pastor Carlos Eduardo, fico com Atos,cap. 13 e, vs: 01 e 02,lidos pelo nosso querido pastor Wagner, quando a IEADC, para orar e jejuar para que Deus nos desse direção em quem deveríamos votar para presidir a Igreja de Jesus Cristo em Curitiba.
Parabens e obrigado pelo post.
abraço.
Ordália.