Pr. Carlos Eduardo

Pr. Carlos Eduardo

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PREGAÇÃO E PREGADOR


Estes dias fui procurado por um jovem, animado, desejoso de pregar a palavra e com dúvidas interessantes. Daquelas que um Pastor tem prazer em responder.


O jovem me questionava sobre o que fazer para ser um pregador, e como fazer para que a mensagem seja bem recebida já que as formas como as pessoas recebem uma mensagem diferem tanto.


Anotei algumas coisas que penso e enviei para aquele jovem, mas desejei postar aqui para que sirva de orientação para outros ou mesmo para despertar uma discussão enriquecedora sobre o assunto. Sempre podemos melhorar aquilo que pensamos, ou mesmo mudar para melhor nossos pensamentos. A sabedoria jamais estará onde não houver capacidade de mudanças, de repensar, de refletir, de aceitar novas possibilidades. Veja lá se te é útil.



"Caro maninho:

Estou disposto a caminhar contigo e vc já sabe disto. Tenho prazer em formar obreiros, entendo que esta também é uma das chamadas de Deus para minha vida e vc, se quiser, já é e será ainda maior, um grande obreiro para o Reino.

Estas contradições, ou diferenças de receptividade quando pregamos é normal. A receptividade a uma mensagem que pregamos esta completamente ligada à imagem que o receptor tem de nós, aos pré-conceitos que possuem a nosso respeito, aquilo que sabem sobre nós, aquilo que pensam sobre o que falamos, etc... Existe um milhão de filtros pelos quais passam as palavras que falamos até atingir ou não o coração de quem nos ouve. Como diria: "Faz parte...”.

Por fazer parte da normalidade não quer dizer que não devamos nos preocupar, devemos sim. E esta preocupação é que nos fará crescer, melhorar, errar menos, sermos mais prudentes, buscarmos mais conhecimento, procurarmos ser mais simpáticos, mais carismáticos, etc... A Bíblia nos diz que cabe a nós fazer com que: "Os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus". Veja que devemos nos preocupar sim. Isto é importante. Mas como errarmos menos???

Há alguns filtros que nossa mensagem deve passar também antes de sair de nossa boca. Assim como os há antes de chegarem ao coração do ouvinte. O primeiro dos filtros é o da fidelidade à palavra de Deus. Há pessoas que usam os momentos e oportunidades que têm para falarem aquilo que pensam e/ou acreditam, aproveitam para fazer desabafos, aproveitam para comunicarem suas ideologias e convicções. Ocorre que aquilo que penso não necessariamente é o que o Bíblia pensa. Portanto a regra é: - "Se falar, fundamente." - "Quer pregar sobre algo, prove biblicamente que vc está correto." Falar sem usar a bíblia, capítulos e versículos para fundamentar é fazer discurso sem sentido. É abominar o púlpito, é anátema, é abominação aos olhos de Deus. Pois estou usando o altar sagrado para pregar convicções que são minhas e não vontade de Deus. SE FALAR, FUNDAMENTE. DIGA ONDE ESTÁ NA BÍBLIA. Isto demanda estudo, seriedade, competência, vontade de acertar, responsabilidade com as coisas de Deus.

Segundo filtro é a vontade do Espírito Santo. Isto somente se descobre com oração. Se eu falar uma mensagem, por mais correta que seja, mas que não esteja autorizada pelo Espírito, ela será mal recebida, e eu não fui bom ministro. Nós não mandamos em nossas vidas quando pregamos, o Espírito deve nos orientar. Devemos treinar nossos ouvidos para ouvirmos Sua voz. Ele fala através dos hinos que serão cantados no culto que pregaremos. Ele fala através das pessoas presentes. Ele fala através do tema do culto. Ele fala aos nossos corações. Pregar contra o tema do Espírito, é pregar uma mera teima. Orar é jejuar é o segredo.

Terceiro filtro. O filtro da necessidade, utilidade e adequação. O que vou falar deve primeiramente ser necessário. Falar aquilo que para aquelas pessoas é desnecessário é polir dracmas, as embeleza, mas não lhe aumenta valor algum. O que vou falar também deve ser útil. Mesmo que necessário, mas se aquilo que vou falar não será útil, melhor não falar. E por fim e muito importante é a adequação. O que vou falar deve ser adequado, às pessoas que ouvirão, ao ambiente que falarei, à época que falarei, etc... Imagine pregar sobre escatologia num culto infantil. Imagine pregar sobre morte num casamento. Imagine pregar sobre imagens de escultura numa missa católica. Minha mensagem apenas ofenderá e não atingirá corações. O Espírito de Deus não é agressivo nem mal educado. O Espírito de Deus jamais terá interesse em ofender ou ser inadequado ao nos dar a mensagem. Se errarmos é porque nós mesmos não prestamos à devida atenção. Mensagens agressivas para nada servem a não ser para ofenderem. É diferente de pregar mensagens duras, quando autorizadas pelo Espírito, mas que sempre devem ser pregadas sob a égide do amor de Deus. Mesmo as mensagens mais durar da bíblia tiveram o objetivo de comunicar o amor de Deus e não somente agressão gratuita. Veja o caso de Jonas em Nínive, nenhuma mensagem poderia ser mais dura, mas o objetivo de Deus era salvar aquela cidade e Deus salvou. Agora mensagens agressivas, inadequadas, jamais.

Quarto filtro, e este fundamental. Vivermos o que pregamos. Tanto vivermos diretamente quanto indiretamente. Se queremos ser pregadores devemos nos comportar como tal. Tenho visto jovens que querem usar os púlpitos de nossas igrejas, querem ser bem recebidos, querem que suas mensagens sejam recebidas e atinja alvos, mas não querem comportar-se como tal. Não adiantará vc querer pregar para jovens assembleianos se vc não se comporta como tal. Tua mensagem fica vazia, sem sentido. Nossos atos são os principais responsáveis pelo esvaziamento de nossas mensagens. Nossas atitudes falam mais alto que nossas palavras. Não sou radical, todo mundo sabe bem disto. Mas volto à questão da adequação. Se não é adequado não deve ser feito. Paulo disse: - Tudo me é lícito (Não vejo nada de errado em tudo), mas nem tudo me convém (mas agirei adequadamente). Jovem precisamos viver o que pregamos e vivermos como pregadores. É aquilo que sempre falo: "Se alguém sonha ser algo, comece sendo. Se vc quer chegar a algum lugar, comece parecendo com aquilo que vc quer ser. É um bom começo. Quer ser pregador, viva de acordo com a tua pregação e viva como um pregador". Se a mensagem é importante para mim, e se quero que ela atinja o alvo, devo proporcionar todo terreno para que isto aconteça, isto começa com minhas atitudes. É como alguém que quer fazer uma venda para alguém e começa venda sem dizer sequer bom dia, quem sabe até pisando no pé do cliente e dizendo que o mesmo é feio. NÃO VENDERÁ NUNCA. SERÁ UM DERROTADO. Concorda comigo?

Jovem vai aí um pouquinho pra vc ler. Espero estar contribuindo. E estou a tua disposição para conversarmos.

Abraço

Do teu Pastor Carlos Eduardo N. Lourenço
Pastor de Jovens da IEADC SEDE"

Um comentário:

A voz do Senhor separa as labaredas de fogo Sl 29:7 disse...

Que Deus continue abençoando vosso ministério e as mensagens robustecidas do Poder de Deus.Colocamos tb o nosso blog a disposição; www.tabernaculodejesus.blogspot.com