Pr. Carlos Eduardo

Pr. Carlos Eduardo

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Spam Santo de 04 de Abril de 2008

Salve meus Filhos e Filhas:

Pensei escrever um longo texto. Ainda vou. Mas neste momento vai para todos apenas o título daquilo que será um texto e uma mensagem:

"O que você é capaz de fazer por amor?"

Gostaria que todos raciocinassem sobre isto.

Segunda Feira tivemos uma reuniãozinha com o Pr. Wagner no Coral Jovem. Ele fez um pedido. Apenas um pedido. Um pedido de ajuda. Um pedido de carinho. Um pedido de apoio. De todas as dificuldades que somente tem um Pastor que precisa conservar na Igreja pelo menos 06 gerações, mantê-las todas coesas, e conduzí-las todas aos céus. "...como quem tem que dar conta delas..." Não é uma ordem. Não é uma imposição. Não é uma ameaça. Não é um imputar de pecado. Não envolve qualquer outro ambiente que não o do templo, o da Igreja.


Aqui vai uma resposta que escrevi para uma de nossas jovens queridas, que me escreveu um e_mail muito querido, fazendo questionamentos normais, com coração aberto e sem qualquer espécie de revolta. Não vou dizer quem é, mas acho importante que todos leiam.


".....
Primeiramente gostaria de agradecer-te por ter escrito aquilo que sente. E quero que saiba que sempre estarei pronto a ouvir, ler, enfim, prestar meu trabalho pastoral para o qual fui chamado por Deus. vou responder com o coração muito aberto e com muito amor por vc e por todos os nossos jovens, que são maravilhosos. Sou fã declarado de cada um ali e todos sabem disto. Defendo-os em tudo e preciso deles para cumprir a missão que Deus me confiou. não há sentido no ministério pastoral sem a ajuda de cada um alí e trabalharmos juntos.

Você não tem que pedir perdão a mim por ter ido à Igreja de calça comprida, entendo completamente as circunstâncias, e jamais estive alí para julgar qualquer coisa, vcs sabem disto, já me conhecem o bastante. Penso que isto é algo tão pequeno que daqui a aguns anos nos riremos disto.

Achei legal também que vc tenha dito que ninguém alí teria coragem de expor alguma opinião contrária ao que o Pr. Wagner expôs. Ótimo. Primeiro porque isto mostra urbanidade, educação, respeito, enfim, tudo que a mocidade da sede sempre teve. Segundo porque nós líderes sempre preferimos que as pessoas nos procurem em particular para conversarmos sobre aquilo que eventualmente elas não concordem, isto demonstra vontade de ajudar e não somente vontade de tumultuar. Terceiro, porque não era o caso de expor opinião contrária, ele, o Pastor Wagner frisou bem que estava ali "para fazer um pedido", e quando alguém faz um "pedido" não há qualquer necessidade de expormos opinião contrária. É só um pedido.

Eu sei que o Pr. Gaby não poude estar fisicamente antes alí no coral antes, e até entendo que vc tenha sentido exatamente porque esta primeira vinda física foi para falar de costumes. É lógico também que vou defender o Pr. Gaby porque padeço das mesmas dificuldades. Nome, eu também não consigo estar em todoas as atividades das equipes, dos jovens, dos grupos musicais, etc... É humanamente impossível. Estamos em uma igreja com 4.000 membros cadastrados e dividos em inúmeros departamentos.

Infelizmente, não só aqui em Curitiba, durante algum tempo esteve presente a idéia de que o ministério pastoral é exercido por quem detém o título de pastor. Estes dias tivemos uma reunião onde um maestro de grupo musical disse que não deveria e não iria falar de doutrinas, usos e costumes com o grupo porque ele não era pastor, somente o maestro. Errado. (Tenho o direito e o dever de discordar, ainda que respeite a todos). Biblicamente Deus nos constituiu a todos como sacerdotes. O ministério pastoral é exercido por todos nós e o sumo pastor é Cristo. Digo isto para dizer que: O Pr. Wagner, Pr. da Igreja Sede, não esteve fisicamente presente, mas seu ministério pastoral sempre esteve e está presente junto aos jovens, "eu" sou este representante. Quando estou com os jovens, sou o Pr. Wagner, o Pr. Pimentel, etc.. presentes. E cada líder na igreja deve reproduzir isto. Este é o sentido de família e Corpo de Cristo. Todos nós reproduzimos Cristo e uns aos outros. Somos um só Corpo. Cada líder de equipe da UMADC sou eu presente, cada líder de grupo sou eu presente. O maestro Enéas sou eu presente. A maestrina Viviane deveria ser eu, o Pr. Wagner, etccc. presente. Você, sou eu presente. É assim que funciona e deve funcionar, senão não estamos numa Igreja e sim numa mera empresa, marcada pela pessoalidade, exclusividade, subordinação, onerosidade, etc...

É verdade que nossos jovens tem sofrido. É verdade que o ano de 2007 foi especialmente difícil, concordo em tudo contigo. As coisas estão melhorando, mas também não posso te garantir que o ano de 2008 será aquilo que sonhamos, penso que não. Para além dos projetos, trabalhos e metas, que estamos indo bem, estamos trabalhando numa mudança de cultura. Aquilo que estamos implantando na UMADC sede é só uma partícula de um projeto muito maior que sonhamos para toda nossa Igreja e para os próximos 100 anos. Somos sonhadores, talvez seja prova de nossa velhice (a Bíblia diz"os velhos sonharão sonhos"). Mas é assim que acreditamos. O Projeto Salvação, com as equipes, com os trabalhos, com as metas, é somente uma preparação para algo muito maior que vem por aí. Você já parou para ver quantas lideranças maravilhosas estão surgindo apenas com quatro equipes e quatro atividades por mês em média? Já parou para imaginar quando estivermos funcionando com 100, 200, etc... Grupos de Crescimento, somente de jovens? Será lindo, e será tudo para Glória de Deus. Mas, mudar cultura exige muito esforço, muito trabalho, muita comprensão, oração, jejum, muita dor, muita renúncia, etc... Muito tudo.

Nome, eu fiquei especialmente honrado quando fui convidado a ser Pastor de Jovens da sede. Não pense que é fácil para mim. Exige demais. Entendo cada dia mais Paulo quando diz: "me gastarei e me deixarei gastar, amando muito mais..." e nem quero falar o resto que ele falou. Nome tenho dois escritórios de advocacia (Curitiba e Maringá), tenho família (uma filha e uma esposa lindas), tenho a FACEL onde sou diretor (Deus me ajude), tenho a Convenção onde sou Asssessor Jurídico e membro de 03 comissões permanentes, tenho os meus estudos (prossigo com mestrado e um projeto de doutorado), tenho a Superintendência de Educação Cristã (que me dá muito prazer, também), além daqueles compromissos de pregar fora, dar estudos, ir a radios, etc.......... Seria bem mais fácil ficar em casa em qualquer tempo que me restasse. MAS NÃO QUERO, NÃO COGITO ESTA POSSIBILIDADE, AMO PASTOREAR NOSSOS JOVENS. Pastores assembleianos dedicados não são diferentes.

Nome, sabe que amo vcs como amo minha própria vida. Mas não posso concordar contigo que por usos e costumes é que estamos perdendo jovens. Também não concordo que seja difícil ser crente da Assembléia. O que penso é que estes nossos jovens são fruto de gerações anteriores onde de fato era difícil ser crente da Assembléia. Penso que estamos perdendo jovens hoje fruto da perda de outras gerações antes. Gerações estas que repetiram inúmeras vezes que "é difícil ser crente da Assembléia". Acreditamos nisto. Penso que muitos dos nossos pais não sairam da Igreja, mas estiveram frustrados e fomos catequizados como sendo difícil ser crente na Assembléia. Não estou falando dos teus ou meus pais especificamente, mas dos pais da Igreja. Usos e costumes nunca prenderam ou liberaram ninguém. Prova disto é que as igrejas tradicionais no Brasil (que sempre foram liberais) somente começaram a crescer de verdade de uns 7 ou 8 anos para cá, e principalmente depois de serem alertados pelo movimento carismático católico que o Espirito Santo era fundamental. Olhe para a história e vc verá. ( Difícil mesmo foi para Cristo tornar-se homem )

Nome, uso terno todos os dias, inclusive nos dias mais quentes. É ridículo que eu faça isto apenas por causa de minha profissão. Mas pior ainda que eu faça isto por motivos bem menos nobres que o amor. Nome, se respeitar (não estou falando de concordar, ou qualquer outra coisa) o pensamento e o sentimento dos outros, por amor, é tão difícil para mim, o que é o amor para mim então? Paulo disse: "Se comer carne escandaliza o teu irmão, então não coma..." É pecado, é transgressão, é mortal? Não, é apenas um atozinho de amor.

Maninha, não é fácil pastorear. Para mim, que sou Pr. de jovens já não é fácil. Tenho uma congregação de jovens que no máximo convivem duas gerações. Imagina apascentar uma Igreja com pelo menos 06 gerações, começando do Pr. Presidente até as crianças. Todos, sem excessão, a começar de mim, devem estar dispostos mesmo a exercitar o amor. Imagine-se pastora dos teu próprios pais, com todo amor que vc tem por eles e com toda mentalidade que vc possui, agora multiplique isto por 1000 famílias e vc terá uma noção do que estamos falando na Igreja Sede.

Sabe Nome. O que me conforta é que Cristo tenha feito muito mais por nós, sem merecermos. O que me conforta é que tudo isto vai passar. O que me conforta é que nossa geração ensinará as próximas gerações que "é fácil sim ser crente", "é fácil ser crente da Assembléia", que "a Igreja está recheada de coisas boas", que "um ou outro sacrifício nada é diante do amor, da salvação e do céu", que "consideramos os outros como superiores a nós mesmos", que "amamos o próximo como a nós mesmos", que "os homens nos consideram Ministros de Cristo".

Nome, o Pr. Wagner fez só um pedido. Um pedido de ajuda, não é um decreto. Tenhamos calma, e amor, e Cristo é conosco.

...

Abraço Filha. Vc sabe que te amo em Cristo, e a cada um de nossos jovens..."
...........................


Superada a questão acima, que é das mais simples, temos muito o que fazer, NOSSA CAMINHADA É PARA A FRENTE, PARA O CÉU, PARA CRISTO, PARA O FUTURO DE BENÇÃOS E PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS.

Meus pequenos:

- Dia 13 teremos a Convivência conforeme agendado há muito tempo :-), a primeira com o Pr. Carlos junto, que privilégio o meu não?. A idéia é chegarmos na hora, curtirmos bastante cada momento, e aproveitarmos para trabalharmos para o Reino. Acho que é o momento certinho de todas as equipes se empenharem para que as pessoas cadastradas estejam presentes e façamos a integração.

O Lenito vai ministrar. Importante: - A assunto será balizador da gincana no período da tarde.

DETALHE IMPORTANTE, NA CONVIVÊNCIA ESTAREMOS CONVERSANDO SOBRE OS GRUPOS FAMILIARES DE CRESCIMENTO, COMO VAMOS FAZER ISTO NA UMADC SEDE, QUEM SERÃO OS PRIMEIROS LÍDERES, E QUAIS SERÃO NOSSOS OBJETIVOS E METAS. PORTANTO, REUNIÃO TAMBÉM (informal é claro, não precisamos de terno e gravata). ACREDITO DEMAIS NESTE PROJETO, E MAIS UMA VEZ PENSO QUE A UMADC SEDE SERÁ O EXEMPLO PARA TODOS OS DEMAIS, PARA A IGREJA, PARA O BRASIL E PARA O MUNDO....... É LÓGICO QUE NÃO FAREMOS SOMENTE REUNIÕES, TEREMOS TODA UMA TARDE DE DIVERSÃO E LASER.

- Dia 19, teremos a Cantata juntamente com o coral da Lapa. Sei que alguns viajarão para Guarapuava. eu não estou promovendo esta viajem, nem Umadc Sede, é projeto de alguns jovens que irão participar de per si. Não impeço ninguém de ir, até porque fui e sou um dos incentivadores desde 15 anos atrás. Mas também não estou mandando ninguém ir, até porque teremos trabalho nosso aqui em Curitiba. Quem não for viajar, e sei que será a maioria, peço vossa ajuda no evento da Cantata. Gostaria que convidássemos o máximo de amigos para estarem presentes. Façamos deste único culto nosso no mês de Abril, um "Culto do Amigo" e incentivemos todos os possíveis e imagináveis a estarem conosco. OK? PORTANTO HAVERÁ CULTO DA UMADC NO DIA 19, COM CANTATA NOSSA JUNTAMENTE COM O CORAL DA LAPA. é culto nosso, Igreja nossa, espaço nosso, e vamos dedicar tudo a Cristo.

Ufa!!!!!! Falei demais.

Amo demais a todos.

Abraço deste Pr. Carlos Eduardo

Nenhum comentário: